CONCELHO DE MACEDO DE CAVALEIROS

Sumário:

a) Como evoluiu a população do concelho de Macedo de Cavaleiros, de acordo com os censos populacionais realizados entre 1864 e 2011 no que respeita: i) ao número de habitantes residentes; ii) à variação do número de habitantes entre censos; iii) à variação percentual da população entre censos; iv) à forma com se distribuiu a população por grandes grupos etários; v) aos índices de dependência de jovens, de dependência de idosos, de envelhecimento e de sustentabilidade potencial; vi) à densidade populacional, global e por grupo etário; vii) à percentagem do concelho relativamente ao total da população do distrito.

b) Níveis de escolaridade concluídos e taxas de analfabetismo da população do concelho de Macedo de Cavaleiros apurados no censo de 2011.


Número de habitantes

Número de habitantes residentes no concelho de Macedo de Cavaleiros, de acordo com os dados apurados nos censos populacionais realizados entre 1900 e 2011, em termos globais e por grandes grupos etários (0-14, 15-24, 25-64 e 65 e + anos).


Variação do número de habitantes entre censos

Diferenças que se verificaram entre os censos populacionais realizados no período de 1900 a 2011 no que respeita ao número de habitantes residentes no concelho de Macedo de Cavaleiros, em termos globais e por grupo etário.


Taxas de crescimento populacional entre censos

Diferenças percentuais que se verificaram entre os censos populacionais realizados no período de 1900 a 2011, no que respeita ao número de habitantes residentes no concelho de Macedo de Cavaleiros, em termos globais e por grupo etário. Comparação da tendência de crescimento do concelho com a que se verificou ao nível do País.


Estrutura etária da população

Proporção de cada grupo etário relativamente ao total da população do concelho de Macedo de Cavaleiros nos censos de 1900 a 2011, traduzida pelo número de crianças (0-14 anos), de jovens (15-24 anos), de adultos (25-64 anos) e de idosos (65 e + anos) por cada 100 habitantes. Comparação da evolução da estrutura etária do concelho com a verificada ao nível do País.


Indicadores populacionais

O índice de dependência de jovens representa o número de jovens entre os 0 e os 14 anos de idade, por cada 100 pessoas em idade activa, ou seja, com idades entre os 15 e os 64 anos. Um valor inferior a 100 significa que há menos jovens do que pessoas em idade activa.

O índice de dependência de idosos representa o número de pessoas com 65 e mais anos por cada 100 pessoas em idade activa, ou seja, com 15 a 64 anos. Um valor inferior a 100 significa que há menos idosos do que pessoas em idade activa.

O índice de envelhecimento representa o número de pessoas com 65 e mais anos por cada 100 pessoas com idade entre os 0 e os 14 anos. Um valor superior a 100 significa que há mais idosos do que jovens.

O índice de sustentabilidade potencial traduz a relação entre a população em idade activa e a população idosa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idade compreendida entre 15 e 64 anos e o número de pessoas com 65 anos ou mais.


Densidade populacional

Evolução da densidade populacional do concelho de Macedo de Cavaleiros (número médio de habitantes por quilómetro quadrado), entre 1900 e 2011, em termos globais e por grupo etário, comparada com a verificada ao nível do País.


Proporção face ao total da população do distrito

Percentual da população do concelho de Macedo de Cavaleiros relativamente ao número total de habitantes do distrito de Bragança, em termos globais e por grupo etário, de acordo com os dados apurados nos censos populacionais realizados entre 1900 e 2011. 


Níveis de escolaridade e taxas de analfabetismo (2011)

i) Número de analfabetos e taxas de analfabetismo da população do concelho de Macedo de Cavaleiros com mais de 10 anos de idade apuradas no censo de 2011; ii) Número de habitantes do concelho de Macedo de Cavaleiros com mais de 15 anos de idade, sem escolaridade concluída e com níveis de escolaridade concluídos (básico, secundário, pós-secundário e superior); iii) Discriminação por sexo dos níveis de escolaridade concluídos, designadamente no que respeita ao número de bacharéis, licenciados, mestres e doutores.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………............................................................................

Analfabeto - Indivíduo com 10 ou mais anos que não sabe ler nem escrever, ou seja, que é incapaz de ler e compreender uma frase escrita ou escrever uma frase completa.

Taxa de analfabetismo – Percentagem da população com 10 ou mais anos que não sabe ler nem escrever


Comments: 0